Foto: Divulgação/Gov. do estado de São Paulo
A Polícia Militar de São Paulo abriu concurso público para 2.200 vagas de soldado PM 2ª Classe. A remuneração básica inicial para o cargo é de R$ 5.055,53.
Os candidatos devem ter nível médio de escolaridade para poder participar. Outros requisitos englobam idade entre 17 e 30 anos, estar em dia com os certificados eleitorais e militares; ter altura mínima de 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens e ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”.
Para ingressar na PM, os candidatos ainda deverão passar por seis etapas dentro do processo seletivo. Veja abaixo como será cada uma das fases do concurso.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp. O prazo termina em 23 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 85.
O edital, publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (3), detalha que as provas poderão ser aplicadas em 37 municípios paulistas, além do Distrito Federal e de estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul, entre outros.
A prova
O processo seletivo será composto por várias etapas, incluindo prova de conhecimentos, avaliação psicológica, teste de aptidão física, análise de conduta social e reputação, além da verificação de documentos. É importante que os candidatos acompanhem diariamente os sites da Vunesp e do Diário Oficial entre os dias 17 e 25 de novembro, período previsto para a divulgação de convocações.
Após a aprovação, os selecionados passarão pelo curso superior de técnico de polícia, realizado na Escola Superior de Soldados. Somente após a conclusão do curso, os aprovados poderão atuar no policiamento ostensivo e na preservação da ordem pública, conforme estabelece o edital.
Segundo o governo estadual, desde 2023 já foram abertas 14,4 mil vagas para reforçar o policiamento. Atualmente, a PM conta com 3,5 mil soldados de 2ª classe e 645 alunos-oficiais em formação. Além disso, 7,3 mil policiais militares, incluindo 101 tenentes do quadro de saúde, já foram formados.
Publicidade