Na quarta-feira, dia 25, às 15h, a Prefeitura de Caçapava realizará cerimônia de autorização para início da obra de reforma da Escola Ruy Barbosa. O valor do investimento é de R$ 1.125.202,71 e será custeado com recursos provenientes do governo estadual, por meio da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação).

A cerimônia contará com representantes da Prefeitura, da FDE, da Diretoria Regional de Ensino e convidados representantes da sociedade civil.

A reforma do prédio chegou a ser iniciada no final de 2019, mas foi interrompida após problemas com a empresa licitada à época para execução dos trabalhos, tendo sido rescindido o contrato em março de 2021. O município de Caçapava, no entanto, interveio junto à FDE, empreendendo tratativas para agilizar o processo de nova concorrência pública e retomada da obra.

A empresa vencedora da nova licitação para execução da obra é a Profac Engenharia e Comércio Ltda.

A obra contempla reforma da cobertura do prédio, revisão das instalações sanitárias, recuperação do piso de soalho, revisão das portas de madeiras e esquadrias metálicas, além de revisão de rede elétrica e sanitários.

O serviço inclui instalações dos sanitários, com instalação de acabamentos, portas, louças e metais nos locais faltantes; revisão das calhas com substituição nos pontos danificados, inclusive condutores; limpeza das calhas e desentupimento dos condutores; recomposição de telhas e substituição de tábuas de apoio das calhas que estão danificadas.

Será realizada a recuperação do piso de soalho nos locais em bom estado de conservação com raspagem e pintura, e substituição nos locais danificados, inclusive vigamento de sustentação, substituição dos rodapés danificados, revisão das portas de madeiras com reparos nas danificadas e instalação de fechadura, revisão dos caixilhos, com substituição dos locais danificados, inclusive alavancas e braços, lubrificação e recomposição dos vidros quebrados.

A revisão da rede elétrica do prédio inclui, entre outros serviços, a substituição das fiações de circuitos comprometidos (com sobrecarga) e aparentes, com instalação de tubulação e fiações, além de revisão da iluminação externa.

A obra inclui ainda recuperação do revestimento do beiral e sua impermeabilização, substituição da tela do alambrado da quadra e pintura dos tubos, além de pintura de conservação de todo o prédio, inclusive esquadrias metálicas e de madeira.

O PRÉDIO

O prédio da Escola Ruy Barbosa é considerado de grande valor histórico e afetivo para Caçapava, tendo formado várias gerações de estudantes e sendo a única edificação tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) do município.

Construída em 1905 com projeto de José Van Humbeeck, a escola é uma das integrantes do conjunto de 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930 que compartilham significados cultural, histórico e arquitetônico.

Essas edificações expressam o caráter inovador e modelar das políticas públicas educacionais que, durante a Primeira República, reconheceram como inerente ao papel do Estado a promoção do ensino básico.

Um dos destaques da construção, de acordo com o Condepaat, “é a qualidade do conjunto caracterizado pela técnica construtiva simples, consolidando o uso de alvenaria de tijolos, e por uma linguagem estilística que simplificou os atributos da tradição clássica acadêmica”.

Fonte: www.cacapava.sp.gov.br/


Deixe seu Comentário