Esta suspenso o edital para a aquisição de 350 câmeras de segurança que integrarão o sistema “Muralha Paulista”, no Vale do Paraíba e Litoral Norte, e não há previsão para retomada.
Prevista para ocorrer na última terça-feira (18), a seleção da empresa responsável pelos equipamentos e pela operação foi interrompida, após a apresentação de Processos de Medida Cautelar ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
Segundo a Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Agemvale), o órgão aguarda uma deliberação do TCE para definir os próximos passos.
Sobre o projeto Muralha Paulista
O edital, publicado em setembro, prevê investimento de R$ 19 milhões para um contrato de dois anos e meio. As 350 câmeras serão distribuídas pelas 39 cidades da região e formarão um sistema integrado de vigilância, com acesso para a Polícia Civil, Polícia Militar e prefeituras.
Os equipamentos devem contar com recursos de inteligência artificial, como leitura automática de placas, detecção facial e análise avançada de imagens. A expectativa do governo é aprimorar a tomada de decisões das forças de segurança, prever padrões de criminalidade e otimizar a distribuição de recursos.
Edital anterior
Um primeiro edital havia sido publicado em maio, mas foi suspenso para ajustes técnicos. O objetivo, segundo o governo, foi incluir um maior número de funcionalidades disponíveis no mercado.
Esse edital previa investimento estimado em R$ 19 milhões, distribuídos em um contrato de 30 meses, embora o valor de referência constasse como sigiloso.
Distribuição das câmeras por cidade:
Aparecida: 28
Arapeí: 1
Areias: 3
Bananal: 5
Caçapava: 23
Cachoeira Paulista: 10
Campos do Jordão: 4
Canas: 3
Caraguatatuba: 8
Cruzeiro: 35
Cunha: 4
Guaratinguetá: 23
Igaratá: 4
Ilhabela: 5
Jacareí: 30
Jambeiro: 4
Lagoinha: 4
Lavrinhas: 1
Lorena: 13
Monteiro Lobato: 4
Natividade da Serra: 3
Paraibuna: 7
Pindamonhangaba: 11
Piquete: 1
Potim: 3
Queluz: 7
Redenção da Serra: 1
Roseira: 8
Santa Branca: 4
Santo Antônio do Pinhal: 1
São Bento do Sapucaí: 3
São José do Barreiro: 1
São José dos Campos: 7
São Luiz do Paraitinga: 1
São Sebastião: 23
Silveiras: 5
Taubaté: 19
Tremembé: 5
Ubatuba: 28
Publicidade
