Foto: Rodrigo Corsi/Agência Paulistão
O formato do Campeonato Paulista da Série A2 de 2026 deve ser realizado nos mesmos moldes das últimas edições, mas algumas alternativas financeiras e esportivas que estão sendo estudadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
A tendência é que o formato da primeira fase seja mantido nos mesmos moldes das últimas edições, com jogos em turno único e sem a aplicação da redução no número de datas que será adotada na Série A1.
A possibilidade da realização de um quadrangular (dois melhores classificados disputariam a final) ainda está em análise, mas o modelo atual de mata-mata (quartas, semis e finais em jogos de ida e volta) pode ser mantido.
Outro ponto debatido na reunião foi a redução de 25% no valor das cotas de participação dos clubes. Para minimizar esse impacto financeiro, a FPF estuda alternativas de compensação, como assumir os custos da arbitragem por meio de patrocínios diretos ou firmar um acordo com uma empresa de apostas esportivas (BET) que poderia estampar sua marca nas camisas de todas as equipes da divisão.
Todas essas propostas deverão ser apresentadas e votadas no conselho técnico da competição, que pode ser antecipado para o dia 29. Anteriormente, o conselho técnico estava marcado para o dia 11 de novembro.
Além de São José e Taubaté, a Série A2 de 2026 reunirá outras 14 equipes. As duas que subiram da Série A3 (Sertãozinho e Monte Azul), as duas que caíram da A1 (Inter de Limeira e Água Santa), além dos 10 clubes que permaneceram da edição de 2025 (Ferroviária, Ituano, São Bento, XV de Piracicaba, Grêmio Prudente, Santo André, Votuporanguense, Linense, Juventus e Oeste).
Publicidade