Entre janeiro e setembro de 2025, as cidades da RMVALE ( Região Metropolitana do Vale do Paraíba ) ultrapassaram a marca de 300 mortes em acidentes de trânsito Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Infosiga SP, revela que 301 pessoas perderam a vida nas 39 cidades da região — um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 282 mortes.
Com 63 mortes São José dos Campos lidera o ranking, seguido por Taubaté (36) e Pindamonhangaba (31). As cidades com menor número de ocorrências são Areias, Paraibuna, Queluz, Lagoinha, São José do Barreiro e Jambeiro, todas com um óbito registrado. Seis municípios entre eles Arapeí, Santa Branca e Santo Antônio do Pinhal seguem sem registrar acidentes fatais em 2025.
As motocicletas seguem como o meio de transporte mais letal, estando envolvidas em 35% dos acidentes fatais, seguidas pelos automóveis, com 18%. O perfil mais recorrente das vítimas é o de homens jovens entre 20 e 29 anos, representando quase um quarto das mortes.
Somente em setembro, 34 pessoas morreram em acidentes de trânsito na região um aumento de 3% em relação ao mesmo mês de 2024. Para especialistas, o número reflete não apenas a imprudência, mas também o crescimento da frota e o aumento da circulação nas rodovias que cortam o Vale.
A tendência preocupa autoridades e reforça a necessidade de campanhas permanentes de conscientização e fiscalização, especialmente entre jovens motociclistas, que continuam sendo as maiores vítimas da violência no trânsito.
A gravidade dos acidentes varia, e muitos deles estão relacionados a excesso de velocidade e direção sob o efeito de álcool, como apontado em um relatório de crimes de trânsito em São Paulo
Publicidade