Foto: Campos do Jordão/Serra da Mantiqieira
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de uma frente fria, entre essa terça-feira (1°) e quinta-feira (3), em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVale).
A passagem do sistema será seguida por uma massa de ar fria, o que provocará uma queda expressiva nas temperaturas mínimas e máximas, além da redução da umidade relativa do ar.
No Vale do Paraíba, as mínimas devem atingir 13°C, com sensação térmica inferior em zonas rurais. O avanço do ar frio deve ser sentido principalmente em cidades como São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Jacareí e Aparecida, afetando moradores e exigindo atenção redobrada com os mais vulneráveis.
Na Serra da Mantiqueira, estão previstas as temperaturas mais baixas de todo o Estado. Durante as madrugadas e manhãs, os termômetros devem marcar mínimas em torno de 8°C, em razão da altitude e do relevo acidentado da região. A sensação térmica pode ser ainda mais gelada, principalmente em áreas de maior exposição ao vento.
No Litoral Norte, as mínimas ficarão em torno de 16°C, o que representa uma queda considerável para a região, mesmo sob influência da umidade marítima. A combinação de ventos do quadrante sul e alta umidade deve intensificar a sensação de frio em municípios como Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião.
Além do frio, a Defesa Civil destaca a possibilidade de baixos índices de umidade relativa do ar, o que pode contribuir para o aumento do risco de queimadas e incêndios florestais. Embora esse alerta se concentre principalmente nas regiões central, oeste, norte e noroeste do Estado, o Vale do Paraíba também pode sentir reflexos dessas condições secas, especialmente em áreas mais afastadas dos centros urbanos.
Publicidade