O Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee, em Caçapava, acaba de ganhar o reforço de uma turma muito especial para ajudar a contar sua história: a Turma da Mônica, do desenhista Mauricio de Sousa. A turminha mais amada do Brasil é tema do gibi “Roberto Lee – O Colecionador de Histórias”, que acaba de ser editado.
A publicação é uma parceria entre a Secretaria de Educação de Caçapava, o Museu Roberto Lee e o Instituto Mauricio de Sousa, e passa a fazer parte das ações de educação e cultura no museu.
Inicialmente, foram impressos 12 mil exemplares que terão distribuição gratuita e dirigida para alunos da rede pública de ensino do município e visitantes do museu. A distribuição para escolas começa na primeira semana de dezembro.
O enredo do Gibi tem como pano de fundo a doação do carro que pertenceu à Alice Takeda, esposa de Maurício de Sousa, ao acervo do museu. Trata-se de um Toyota Paseo 93 doado pelo cartunista em 2017.
A história tem 20 páginas e narra de forma bem-humorada a vinda de Maurício de Sousa a Caçapava para encontrar o seu amigo Roberto Lee, o lendário colecionador e fundador do Museu que leva o seu nome, para doação do carro. O cartunista vem no Toyota Paseo acompanhado por Mônica e Cebolinha.
O projeto do gibi e a concepção do roteiro são do diretor do Museu Roberto Lee, Hudson Moreira, em parceria com o Instituto Maurício de Sousa. O objetivo da publicação é contribuir para a divulgação das ações e da história do museu, considerado um dos mais importantes do gênero no Brasil.
O espaço mantém um acervo de mais de 25 carros de grande valor histórico, um patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e referência no ramo do antigomobilismo. Por conta do acervo, Caçapava detém o título de Capital Nacional do Antigomobilismo.
Roberto Eduardo Lee foi um apaixonado colecionador de carros antigos. Ele iniciou a coleção que deu origem ao Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee em 1948, quando tinha apenas 14 anos.
O museu foi fundado em 1963, em São Paulo. No ano seguinte, o acervo foi transferido para Caçapava e, em 2011, foi doado ao município pelos herdeiros do colecionador. O prédio que abriga o museu, que acaba de ser reformado, está localizado na Av. Dr. José de Moura Resende, 475, Vera Cruz, em Caçapava. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Entrada gratuita.
Publicidade