Caçapava receberá no dia 19 de novembro, domingo, a programação gratuita do projeto Circuito Sesc de Artes. As atividades serão realizadas no Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee (Av. Dr. José de Moura Resende, 475, Vera Cruz), das 15h às 19h. O evento tem o apoio da Prefeitura de Caçapava.

Por meio de espetáculos, intervenções, mediações de leitura e oficinas, o Circuito Sesc de Artes chega nas praças, ruas, parques e outros espaços das cidades levando uma programação gratuita nas áreas de música, dança, circo, teatro, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias.

Um dos roteiros com uma série de atrações vai passar pelas cidades de Paraibuna (11 de novembro), Monteiro Lobato (12 de novembro), Jacareí (18 de novembro), e Caçapava (19 de novembro) e convida a população a desfrutar de uma programação diferente e vivenciar experiências únicas.

Sobre o projeto

O Circuito Sesc de Artes é realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais. O evento reúne apresentações artísticas distribuídas em seis finais de semana entre os dias 21 de outubro e 26 de novembro. Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes concentra suas atividades em espaços públicos - pontos de referência em cada município.

A presente edição é fruto de uma curadoria coletiva, feita com as unidades do Sesc no estado, a escolha das atrações mostra um olhar atento para a diversidade e a representatividade.

Programação

A música marca presença na edição 2023 do Circuito Sesc de Artes com apresentações da DJ Bia Sankofa, que pesquisa ritmos de origem africana como amapiano, kizomba, zouk e afrobeats, além de suas vertentes diaspóricas. Desde 2013, a DJ de Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, já divulgou sua discotecagem ritmada e engajada em diversos projetos de música experimental.

Outra atração musical é a animada banda de metais e percussão Cornucópia Desvairada, que se inspira na diversidade cultural de São Paulo para mostrar um repertório instrumental de composições originais e versões próprias de canções clássicas da música brasileira. Ritmos como samba, coco, carimbó, forró, maracatu e axé convidam todos a entrar na dança, como numa grande celebração de carnaval.

No espetáculo Nutar – Girando pelo fio do tempo, do Projeto Nutar, três artistas circenses de diferentes lugares da América Latina fazem uma apresentação em torno de um objeto antigo e muito popular: o pião. Produzida nos mais variados materiais, de sementes a metal, a peça tem lugar de destaque no espetáculo e serve como ponto de partida para reflexões sobre o tempo, a dança, o equilíbrio e as consequências geradas pela tecnologia no ato de brincar. Em cena, o trio mescla a arte do palhaço com jogos, brincadeiras e músicas populares.

Da descoberta da câmara escura às máquinas de projetar filmes, a vivência Cine Película conduz os participantes pela história dos aparelhos que levaram ao surgimento do cinema. O público é convidado a manipular brinquedos ópticos como o taumatrópio, o flipbook e o zootrópio, invenções do século XIX que permitiam obter efeitos de imagens em movimento. A última parada apresenta as câmeras e películas cinematográficas, além de um projetor elétrico em funcionamento.

Já na oficina Bonecos de corda, as integrantes do grupo Fio da Meada equipadas com cordas de sisal, algodão e poliéster, feltro, lãs coloridas, pompons, tecidos de chita, barbantes e miçangas, entre outros materiais – propõem a confecção de bonecos divertidos. A partir de uma atividade lúdica que estimula a imaginação, os brinquedos se personalizam por meio de detalhes como uma saia enfeitada, um rabo de sereia, um chapéu de bruxinha ou um rosto desenhado com canetinha.

A Cia. Volta e Meia propõe na atividade Pé de histórias, uma mediação de leitura e contação de histórias. Em seguida, os participantes são convidados a vivenciar o enredo, ouvindo sons descritos no livro ou se movimentando como os personagens, abrindo espaço para a imaginação, o diálogo e a diversão.

CENTRAL DE RELACIONAMENTO ITINERANTE

Durante as ações do Circuito Sesc de Artes, será disponibilizada a Central de Relacionamento Itinerante, onde o público prioritário do Sesc – trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo – terá a oportunidade de realizar pela primeira vez, ou renovar, a Credencial Plena, e inserir seus familiares como dependentes. Relação de documentos necessários em sescsp.org.br/credencialplena.

Serviço:

Circuito Sesc de Artes 2023 Dia 19 de novembro, domingo, das 15h às 19h - Local: Museu Roberto Lee – Av. Dr. José de Moura Resende, 475 – Vera Cruz, Caçapava.

Programação completa disponível em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes

Foto: Tato Sanches/Divulgação

Fonte: www.cacapava.sp.gov.br/

Publicidade



Deixe seu Comentário