Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação 

A RMVALE teve um aumento de 17% nos casos de meningite atendidos pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Taubaté, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com DRS de Taubaté, de janeiro a setembro deste ano foram registrados 144 casos de meningite nas cidades da região, contra 123 casos em 2022.

As mortes registraram queda no mesmo período. Este ano foram 11 óbitos em decorrência da doença, quatro a menos do que em 2022, quando no período de janeiro a setembro a região registrou 15 mortes por meningite.

Desses 11 óbitos registrados este ano, cinco são de crianças com menos de 14 anos. Outras quatro mortes foram de adultos com idades entre 20 e 59 anos e duas mortes de idosos, com idades a partir de 60 anos.

As meninges são as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central. A meningite ocorre quando há alguma inflamação desse revestimento, causado por micro-organismos, alergias a medicamentos, câncer e outros agentes.

A alta taxa de mortalidade é que preocupa as autoridades médicas,  como também as possíveis sequelas,  surdez, perda dos movimentos e danos ao sistema nervoso. As crianças são a faixa etária mais atingida, e os pacientes devem ter um acompanhamento por pelo menos 6 meses depois da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, a meningite pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as mais importantes para a saúde pública, devido a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

Publicidade

Deixe seu Comentário