A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado, 20 de maio, das 8h30 às 15h30, o Dia D contra a Influenza e o chamado “Maio Vermelho”, que tem por objetivo prevenir casos de câncer de boca.

Nesse dia, a Vigilância Epidemiológica e a Divisão Odontológica do município estarão presentes nas sete unidades de saúde que possuem sala de vacina.

Toda a população acima de 6 meses de idade poderá ser vacinada contra a Influenza. Adultos que estiverem em atraso com o reforço bivalente contra a Covid também poderão receber essa vacina, e as crianças até 11 anos poderão atualizar as carteirinhas para as doses regulares ou reforços da Covid. No mesmo espaço, cirurgiões dentistas vão realizar avaliações e orientações sobre como fazer o autoexame e identificar lesões que podem progredir para o câncer de boca.

A vacina da gripe 2023 é uma atualização com a nova cepa da doença, evitando dessa forma a evolução da doença para casos de pneumonia que podem levar à morte (o número de óbitos pela doença aumentou 78% nos últimos dois anos, reflexo da baixa adesão à vacina).

A dose de reforço contra a Covid é muito importante devido à redução da resposta imune às vacinas com o decorrer do tempo e à circulação de novas variantes, em um cenário onde ainda não se atingiu coberturas vacinais ótimas para o público infantil.

Já no caso da prevenção ao câncer bucal, havendo a suspeita da doença, os pacientes serão encaminhados para uma avaliação com o profissional especialista. Estatísticas do Ministério da Saúde apontam que, somente no ano passado, 15.100 casos novos de câncer bucal foram notificados, sobretudo na população masculina, e que foram registrados 6.192 óbitos decorrentes do câncer de boca.

O Dia D vai acontecer nas seguintes unidades de saúde:

- ESF Jardim Rafael

- ESF Nova Caçapava

- ESF Caçapava Velha

- ESF Vila Paraíso

- ESF Piedade

- ESF Vila Menino Jesus

- UBS Centro de Saúde

Observação: Para receber a vacina bivalente da Covid, a população de 18 anos ou mais precisa ter, no mínimo, o esquema primário completo, isto é, ter recebido anteriormente ao menos duas doses monovalentes de Coronavac, AstraZeneca, Pfizer, Janssen ou Moderna (exceto os imunossuprimidos, que precisam ter recebido pelo menos 1 reforço monovalente além do esquema primário), sendo que a última dose precisa ter sido realizada há pelo menos 4 meses. 

Fonte: www.cacapava.sp.gov.br/

Publicidade


Deixe seu Comentário