A Prefeitura de Pindamonhangaba assinou o novo contrato com a empresa Viva Pinda, vencedora da licitação para explorar os serviços de transporte público no município. Desde 2019, a Prefeitura vem tentando a implantação de um novo contrato e após questionamentos do Tribunal de Contas e o período de pandemia foi possível finalizar o processo licitatório.

A última licitação para o transporte público realizada pelo município aconteceu em 2004, desde então, nenhuma administração realizou novo processo, mesmo o Tribunal de Contas do Estado tendo julgado o contrato irregular em 2010. A gestão 2013/2016 realizou a prorrogação do contrato em 2014 e 2015 sem realizar o processo licitatório. 

Desde 2017, a nova administração municipal vem trabalhando para realizar outra concorrência. “Realizamos audiências públicas para ouvir a população e contratamos uma empresa especializada que desenvolveu estudos para construção do novo termo de referência para a licitação”, explicou o secretário de Segurança, Fabrício Pereira, gestor do contrato.

Em 2021, em uma das tentativas a licitação foi fracassada, sem a participação de nenhuma empresa. Reaberto em 2022, apenas a empresa Viva Transporte Coletivo apresentou proposta e com a assinatura do novo contrato prossegue a exploração dos serviços, por 15 anos, agora com nova modelagem

Dentro da proposta apresentada, está prevista a renovação da frota com previsão para implementação nos primeiros meses do ano. A empresa também irá trabalhar com uma reformulação de linhas e novas tecnologias de controle das operações e aplicativos que facilitarão o serviço de transporte aos usuários do sistema.

 

*Novo valor da passagem*

A passagem de ônibus do transporte coletivo municipal de Pindamonhangaba está congelada desde 2019 e agora, o valor de R$ 4,40 sofrerá correção com o novo contrato. A partir deste domingo, 1º de janeiro de 2023, o valor passará para R$ 5,50. 

A prefeitura estuda a possibilidade de redução desse valor, através de um projeto que precisa de autorização legislativa para subsdiar o custo da tarifa, uma vez que o valor atual é pago em sua totalidade pelo passageiro no município. "Estamos aguardando o fechamento do Orçamento deste ano para analisar os números e em breve já iremos divulgar qual será o subsídio", informou o prefeito Dr. Isael Domingues.

 

*Confira as mudanças que serão implantadas gradativamente com o novo contraro e que serão amplamente divulgadas pela Comunicação da Prefeitura*

- Implantação da nova linha Vale das Acácias - Centro, que passará pelo bairro do Feital

- Ampliação da linha Cidade Nova que será estendida da região central até o bairro Bem Viver/Araretama

- Ampliação da linha Moreira/Vale das Acácias até o Araretama em diversos horários

¬- Implantação de inovações tecnológicas como GPS e aplicativos

- Implantação de nova frota de ônibus e sistema de monitoramento

- Implantação de sistema de transporte por demanda com tarifas e rotas flexíveis

Os estudos das novas linhas foram feitos com o intuito de atender toda população em sistema de integração com laço de recobrimento na área central de até 2 km, que permitirá atendimento ao usuário dentro dessa área pelo sistema, sendo que nenhuma caminhada de transposição ou integração seja maior do que 300 metros.

Ouça nesta sexta dia 30 de dezembro o programa Especial de Fim de Ano do Conexão Born, apresentação: Pierre Neto


Deixe seu Comentário