A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Esporte e Entretenimento, com o apoio da Secretaria de Educação, finalizou na última quinta-feira, dia 10 de novembro, a última fase do TECA – Torneio Escolar de Caçapava, tradicional competição esportiva entre alunos das redes pública e privada do município.

A edição deste ano teve início no dia 12 de setembro, envolvendo mais de 1200 alunos, entre 7 e 16 anos de idade, com 14 escolas do município participantes. No total, foram realizados quase 200 jogos, divididos em três fases, sendo a primeira destinada aos jogos de futsal, a segunda aos jogos de queimada e a terceira fase com dama e xadrez. Todas as modalidades foram disputadas nas categorias feminino e masculino.

O torneio promoveu também ação inclusiva e teve a participação de alunos da rede municipal com deficiência visual e pessoas autistas. Contou ainda com a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Ao final dos jogos, todos os alunos participantes receberam certificados. Os vencedores do 1º, 2º e 3º lugar foram premiados com medalhas, já os campeões e vice-campeões da modalidade de futsal receberam troféus pela conquista.

O Torneio Escolar de Caçapava está previsto para retornar em 2023 com mais modalidades de jogos para as crianças e jovens.

O objetivo do TECA é incentivar o esporte como forma de inclusão social, estimular a participação dos alunos em atividades esportivas dentro da escola, além de identificar e desenvolver novos talentos esportivos.

Retomada das atividades esportivas

Após um longo período de pandemia, as atividades esportivas e recreativas estão, progressivamente, retornando e a confiança dos praticantes também. Prevenção da saúde e otimização do tempo de crianças e jovens estão entre os grandes desafios do setor.

Para o atendimento de crianças, jovens e adultos, a recém-formada Secretaria de Esporte e Entretenimento do município está preparando projetos esportivos e recreativos para serem desenvolvidos em espaços como ginásio municipal, academias ao ar livre, quadras poliesportivas e praças públicas.

Atualmente, o Projeto Bem + Esportes já oferece diversas modalidades coletivas e individuais em polos como Ginásio Municipal e Quadra do Jardim São José. Para 2023 haverá expansão do projeto e dos locais atendidos.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Entretenimento, além de material humano e praticantes, o grande desafio passa pela recuperação de espaços esportivos que sofrem constante ação de vandalismo, exigindo tempo e dinheiro para recolocar em funcionamento esses equipamentos públicos.

Incentivo ao esporte de base, manutenção de agenda e calendário esportivo para equipes de competição também são ações da Secretaria, com o objetivo de oferecer esporte digno para todos e condições para manter a representativa de Caçapava em eventos dentro e fora do município.

Fonte: www.cacapava.sp.gov.br

Deixe seu Comentário