Para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, a Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, inaugura nesta quarta-feira, dia 7 de Setembro, na Praça da Bandeira, um busto de 70 cm em homenagem à Imperatriz Leopoldina, primeira imperatriz do Brasil. A obra em pedra sabão foi doada ao município pelo mecenas Pedro Paulo Faria, paulista residente em Resende (RJ). A peça foi confeccionada pelo escultor mineiro David Fuzatto.

A inauguração do monumento acontece a partir das 8h, dentro da programação das comemorações no município do Bicentenário da Independência do Brasil. A solenidade contará com a presença de autoridades civis e militares. Na sequência, às 9h, haverá desfile cívico-militar na Av. Cel. Manoel Inocêncio.

A homenagem à Dona Leopoldina se deve a sua contribuição para a Independência do Brasil. Segundo historiadores, ela foi uma das principais articuladoras do processo de independência, em 1822.

Leopoldina Carolina Josefa nasceu na Áustria, em 1796, e chegou ao Brasil em novembro de 1817, por ocasião do casamento com D. Pedro I. Segundo seus biógrafos, era uma mulher culta e com grande interesse por política e artes, tendo exercido forte influência sobre as decisões políticas de D. Pedro I, de quem era conselheira.

O monumento em homenagem à imperatriz será fixado sobre uma base de concreto, decorada com azulejos, também doados por Pedro Paulo Faria, com desenhos alusivos ao Grito da Independência criados pelo artista de Caçapava, Adelcimar Dias de Camargo, o Piteco.

Sobre o doador

Pedro Paulo Faria, o doador do busto, possui um histórico de doações de monumentos a diversas cidades da região e de outras localidades. Areias, Arapei, Silveiras, Bananal, Lorena, Queluz e Resende, além de cidades em regiões de Minas Gerais, são alguns dos lugares que possuem esculturas doadas por ele.

As obras retratam personalidades de nossa história como Euclides da Cunha, Anita Garibaldi e D. Pedro I, entre outros. Além de monumentos religiosos, como Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião, São Francisco e Frei Galvão.

Fonte: www.cacapava.sp.gov.br/

Deixe seu Comentário