A produção de mais de 170 trens, sendo mais de 930 carros, na unidade da Alstom Taubaté, vai gerar cerca de 700 postos de trabalho, que serão preenchidos até o primeiro trimestre de 2023. O cronograma foi divulgado pela empresa no dia 26 de julho.

Um grupo de 600 profissionais já está sendo capacitado pelo Senai. Desses 600 trabalhadores, 500 serão contratados de forma gradual pela Alstom Taubaté ou por empresas parceiras. Os demais profissionais (100) serão contratados posteriormente. Segundo a Alstom, até agora, 230 pessoas já passaram pelo curso.

A parceria entre a Alstom e o Senai foi assinada em outubro de 2021, quando a empresa anunciou o investimento de cerca de R$ 76 milhões em modernizações e adaptações na unidade de Taubaté. A produção dos novos projetos teve início no primeiro semestre deste ano.

A Alstom divulga as vagas de emprego no site da empresa (https://jobsearch.alstom.com/). Na página, os interessados deve fazer a busca no campo “pesquisa por localidade”, digitando “Taubaté” e o botão “buscar posições”. Além da inscrição em processo seletivos que estejam em andamento, os interessados pode também criar um alerta para futuras vagas que serão abertas.

O vice-presidente do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), Fabiano Uchoas, afirmou que diante da crise econômica que o Brasil atravessa o investimento e a geração de empregos na Alstom significa um fôlego.

“Principalmente por representar um trabalho qualificado que tem salários melhores.” Uchoas destacou a importância da ampliação da Alstom para o mercado de trabalho de Taubaté. “Esses projetos garantem estabilidade da empresa pelos próximos seis a oito anos.”

Produção

A Alstom Taubaté iniciou a produção dos trens que prestarão serviço nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, em São Paulo (SP). As primeiras caixas, que dão origem aos primeiros carros, já foram concluídas. No total serão produzidos 36 trens de oito carros.

Eles fazem parte do pacote de melhorias e obrigações assumido pela concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção por 30 anos de ambas as linhas de trens metropolitanos.

As novas composições em produção na Alstom são mais leves, com menor consumo de energia, janelas amplas e corredores que oferecem liberdade de movimento entre os carros. Cada trem terá capacidade para transportar até 2.500 passageiros.

A nova frota operará com a solução de Controle Automático de Trem (ATC), que é responsável por garantir a condução do trem dentro dos limites de velocidade. Além disso, o sistema controla de forma automática o movimento dos trens, abrangendo a partida das estações, a manutenção de velocidade, a parada nas plataformas, a abertura e fechamento das portas e a modificação da performance da viagem.

Alstom Taubaté

A unidade industrial da Alstom em Taubaté foi inaugurada em 2015 para a produção dos carros para o VLT carioca, que foram fabricados em tempo recorde para as Olimpíadas no Brasil. Após a conclusão do contrato do VLT, a unidade foi responsável pela produção dos carros do NS16 para o Metrô de Santiago, no Chile.

Agora, com os atuais investimentos e após a transferência das atividades e de boa parte da instalação da antiga unidade da Alstom Lapa, a Alstom Taubaté passa a ter a infraestrutura para se tornar referência no mercado latino-americano.

Atualmente, a Alstom Taubaté tem sob responsabilidade os seguintes projetos:

– Linhas 8 e 9 da ViaMobilidade: 36 trens Metropolis, com 8 carros cada.

– Linha Universidades 6-Laranja de São Paulo: 22 trens Metropolis, com 6 carros cada (contrato com Acciona).

– Linha 7 Metrô de Santiago, Chile: 37 trens Metropolis, com 5 carros cada.

– Linha 5, Metrô de Bucareste, na Romênia: 13 trens Metropolis, sendo 78 carros ao todo.

– Wanda ZS Line, metrô de Taipei, em Taiwan: 35 trens Metropolis, com 4 carros cada.

– Segunda Fase da Linha 2 Circular de Taipei, em Taiwan: 29 trens Metropolis, com 4 carros cada.

Fonte: sindmetau.org.br/



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