A  quinta geração de internet móvel – será implantado no Brasil a partir desta quarta-feira (6) e a capital federal Brasília será a primeira cidade do país a contar com a tecnologia. A expectativa é que todas as capitais estejam com a tecnologia liberada até 29 de setembro.

Para ter acesso à internet 5G, o usuário precisa ter um celular que venha seja habilitado para tecnologia – caso dos aparelhos mais novos. No total, 67 modelos de celular no com a tecnologia estão certificados e homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Segundo as operadoras de telefonia, a princípio não há a necessidade de que os clientes façam uma atualização do seu pacote de dados para acessar o 5G. Bastará apenas que o celular tenha a função. Os detalhes comerciais ainda serão divulgados oficialmente.

Inicialmente, todas as capitais deveriam ter o 5G funcionando até o dia 31 de julho, mas o prazo foi adiado para 29 de setembro devido a dificuldades logísticas para importação de equipamentos. Pela capital federal ter exigido uma menor quantidade destes equipamentos em relação às outras cidades, foi a escolhida para ser a sede de lançamento do serviço no Brasil.

O conselheiro da Anatel, Moisés Moreira afirmou que a Siga Antenado, entidade criada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G, já concluiu com sucesso todas as etapas necessárias para liberar o 5G em Brasília, incluindo a instalação de filtros para evitar interferência. Moradores de algumas regiões da capital inclusive afirmam que já conseguiram experimentar o sinal de altíssima velocidade neste final de semana, de acordo com testes realizados pelo TechTudo e relatados por usuários de redes sociais.


Deixe seu Comentário