Foto: PMSJC

A Defesa Civil de São José dos Campos está reforçando o alerta contra queimadas e incêndios, que são frequentes nessa época do ano. O principal risco é com relação à prática de soltar balões, que é crime.

No último domingo (5), uma equipe da Guarda Civil Municipal em patrulhamento na via Cambuí foi acionada por um munícipe que viu um balão em queda nas proximidades. 

O balão caiu em uma área de mata do loteamento Mirante de Cambuí, foi recolhido e encaminhado para investigação da Polícia Civil. Duas pessoas que estavam no local foram encaminhadas para averiguação e o material foi apreendido.

Fabricar, vender, transportar e soltar balões é crime previsto na Lei 9.605 de 1998, com pena prevista de detenção de 1 a 3 anos e multa.

Nesse caso, não houve danos ao meio ambiente nem prisão, mas nem sempre é assim. O balão representa risco de incêndios, que podem tomar proporções danosas. 

Segundo a Defesa Civil, nessa época de clima seco, festas juninas, fogueiras e balões, o risco é ainda maior.

Dona Brasa

A Defesa Civil tem feito ações para distribuição da Cartilha da Dona Brasa, com orientações à população. As ações já foram feitas em ônibus e feiras-livres. 

Na cartilha estão dicas como não jogar pontas de cigarro próximo de vegetações e margens de rodovias, não soltar fogos de artifício em direção a matas, evitar fazer fogueiras e não soltar balões. 

Denúncias podem ser encaminhadas pelo 190 ou, em caso de emergência, pelo 193

Fonte: www.sjc.sp.gov.br/n


Deixe seu Comentário