A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde/ Vigilância em Zoonoses, enviou, no dia 29 de abril, 330 escorpiões capturados no município para o Instituto Butantan para a obtenção de veneno, que será utilizado na fabricação do soro antiescorpiônico e também para a realização de pesquisas.

Essa foi a primeira remessa de exemplares, mas a intenção é que a ação aconteça, periodicamente, sempre que houver quantidade maior de escorpiões, capturados durante as vistorias.

Essa integração entre a Vigilância e o Instituto Butantan vai ajudar a instituição a reunir espécies de diferentes localidades para estudos, além de maior volume de veneno para produção do soro.

Para o Município, a proximidade também será uma forma de receber mais informações sobre manejo e controle de escorpiões, além de suporte sempre que precisar identificar novas espécies.

 

Programa de Controle de Infestação de Escorpiões

 

A Vigilância em Zoonoses tem como base as seguintes ações de controle de infestação de escorpiões: Vistoria, orientação casa a casa, bloqueio de infestação e captura.

O protocolo de atendimento para a população, que identifique a presença de escorpiões, é dar entrada com uma solicitação no postinho de saúde de referência. Se houver captura de espécie, o exemplar (acondicionado em pote de vidro ou plástico) pode ser entregue na Vigilância para análise.

Caso haja algum acidente com escorpiões, o soro antiescorpiônico é disponibilizado no Hospital da Fusam.

 

Dicas de como prevenir acidentes com escorpiões

 

O combate ao escorpião acontece principalmente com a eliminação de sua fonte de alimento, principalmente baratas. Entre as dicas para evitar acidentes estão:

1 - Não acumule lixo ou entulho e mantenha limpo terrenos baldios e quintais;

2 - Vede soleiras de portas e janelas, frestas e buracos nas paredes;

3 - Coloque telas ou tampe os ralos de pias e banheiros após o uso;

- Sacuda roupas e sapatos antes de usá-los;

5 - Não coloque a mão em buracos, pedras e troncos;

6 - Use calçados e luvas grossas nas atividades de jardinagem.

Fonte: www.cacapava.sp.gov.br/

Deixe seu Comentário