Tema deste ano será “Juntos Salvamos Vidas”

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana, inicia na próxima terça-feira, dia 3 de maio, as atividades da Campanha Maio Amarelo 2022, movimento internacional que surgiu em 2014 e que fomenta uma ação coordenada entre o Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária. O objetivo é educar e conscientizar visando reduzir acidentes e mortes no trânsito.

As ações do município estão sendo organizadas com a participação de vários órgãos parceiros, secretarias municipais e apoio da iniciativa privada. A Programação será executada durante todo o mês de maio.

A abertura será no dia 3, com um Simulado de Acidente de Trânsito com Vítimas. O evento será aberto ao público e ocorrerá às 10h30, no terreno ao lado do Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali (Rua Santo Antônio, S/N, Vera Cruz).

Para o evento de abertura, participam representantes de órgãos como Defesa Civil do município, Corpo de Bombeiros, Samu, Fusam (Fundação de Saúde e Assistência do Município), Departamento de Trânsito, GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Militar.

A ação vai reproduzir uma situação de acidente automobilístico com múltiplas vítimas, envolvendo vários veículos, entre eles um coletivo (microonibus). Um narrador vai apresentar cada etapa da ação para o público presente.

Sobre o Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo está na nona edição, idealizado sempre pelo ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) e parcerias. A escolha do mês de maio para realização da campanha ocorreu após a Organização das Nações Unidas (ONU) ter definido a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito.

Conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres sobre a necessidade de cooperação no trânsito e adoção de condutas responsáveis são os objetivos da Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana do município com as ações do Maio Amarelo.

De acordo com a educadora de trânsito, Marcela Carmo, as diversas ações educativas ganham maior adesão e receptividade junto à população quando estão engajadas numa campanha internacional, que fomenta a contribuição da sociedade com um todo: pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos.

Veja a programação da campanha em Caçapava
De 01 a 31 de maio

Conteúdo educativo temático em várias postagens nas redes sociais do município
16 a 17 - Estande de divulgação e conscientização em empresas
18 a 20 - Realização de blitz educativas em hospitais, clínicas médicas, postinhos de saúde.

Abordagens e panfletagem em cruzamentos da região central para despertar a atenção da comunidade pelo tema da campanha
23 a 31 - Bate papo itinerante com os motoboys dos maiores deliverys da cidade – ganhando empatia para conscientizar sobre segurança viária
Até dia 31- publicação de vídeo institucional desenvolvido a partir do Simulado de 3 de maior para comunicar e conscientizar população da atuação de cada órgão que nos atende numa ocorrência de trânsito.

Fonte: www.cacapava.sp.gov.br/


Deixe seu Comentário