Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

O vídeo-documentário "Eletromobilidade. Uma mudança de paradigma no ato de ir e vir”, produzido pela Divisão de Comunicação da TV USP de Piracicaba destaca São José dos Campos como cidade pioneira na implantação da eletromobilidade no transporte público.

Há cerca de três meses, São José realiza operação piloto no transporte público com VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) 100% elétricos. A operação, que liga as regiões sul e central, já transportou mais de 8 mil usuários em dois meses.

A produção com 14’44” também retrata o crescimento da eletromobilidade na América Latina e suas vantagens ambientais, como a descarbonização e a remissão de poluentes, além de melhorias na qualidade do sistema para o usuário e motoristas.

O sistema de abastecimento dos veículos elétricos, sua eficiência energética, as tecnologias embarcadas e os desafios e vantagens da inclusão da eletromobilidade no sistema de transporte público da cidade também são abordados. A equipe também visitou uma fábrica de montagem do VLP e falou sobre o mercado da eletromobilidade no Brasil e América Latina.

Veiculação

O documentário foi veiculado no jornal TV USP Informa e nos canais de comunicação da instituição, além de ser reprisado na plataforma de conteúdos digitais do NCC (Noticiero Científico y Cultural Iberoamericano), uma realização da ATEI - Asociación de las Televisiones Educativas y Culturales Iberoamericanas, com retransmissão em 149 janelas de exibição, entre emissoras educativas e culturais e portais de notícias, em 19 países, no continente americano e na Europa.

Eficiência energética

Os VLPs possuem 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), com autonomia de até 250Km com uma carga completa e capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes.

Entre os itens que fazem dos VLPs de São José inovadores estão o BioSafe, sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos. Este será o primeiro sistema urbano oferecendo essa biossegurança e tecnologias, exigidas pela atual Administração Municipal na incorporação do projeto.

Os VLPs possuem poltronas estofadas com apoio de cabeça com entradas USB, monitores instalados no teto, rádio e autofalantes, a iluminação externa possui faróis em full led, garantindo maior eficiência luminosa, além de toda a acessibilidade para cadeirantes.

A segurança também é um diferencial e os veículos possuem quatro câmeras de monitoramento. Além disso, os tradicionais espelhos retrovisores serão substituídos por duas câmeras de alta definição, que cobrem um campo de visão maior e permitem que os motoristas vejam pontos cegos e tenham facilidade de manobra, aumentando a segurança no trânsito.

Entre os principais itens de série do chassi estão a coluna de direção regulável, ajoelhamento bilateral, regulagem de altura, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.

No total, São José adquiriu 12 veículos articulados 100% elétricos, que serão integrados ao transporte público com a entrega da Linha Verde.


Fonte: www.sjc.sp.gov.br/

Deixe seu Comentário