A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, realizou nesta semana uma série de oficinas de comportamento empreendedor para munícipes de várias faixas etárias.

A ação foi desenvolvida pela Assessoria de Políticas e Direitos dos Idosos, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

As palestras foram ministradas pelo professor universitário, consultor financeiro e perito judicial José Carlos Franco dos Santos, conhecido como Marajá.

A última oficina da série ocorreu na manhã desta sexta-feira (25) na Casa do Idoso Centro. Durante a palestra, os participantes receberam apostilas para identificar e desenvolver o comportamento empreendedor.

"Achei muito legal a oficina. Sempre gostei de vender e agora eu e meu filho queremos abrir um negócio próprio. As dicas de hoje nos ajudarão muito a empreender, realizando nosso sonho", disse a aposentada Joana da Silva, que tem 69 anos e mora no Residencial São Francisco, na região sudeste.

Apostilas ajudarão a desenvolver comportamento empreendedor

Aprimoramento

Santos elogiou a iniciativa da Prefeitura de promover a oficina de comportamento empreendedor em parceria com o Sebrae.

"São noções importantes para quem quer empreender. Depois, os participantes poderão aprimorar estes conhecimentos através do Sebrae, que oferece diversas capacitações gratuitas", afirmou o consultor financeiro.

"São dicas úteis e que serão de suma importância para as ações do dia a dia dos participantes da oficina", completou.

Inclusão produtiva

Em outra ação para ampliar as possibilidades de geração de emprego e renda no município, de forma estável e digna, neste mês São José foi selecionado para implantação do programa de fortalecimento local em inclusão produtiva com o objetivo de propiciar a construção de novos projetos de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Os conhecimentos adquiridos favorecerão o ingresso e reinserção no mercado de trabalho através de carteira assinada ou abertura do próprio negócio, estimulando o empreendedorismo.

O programa integra o Consórcio Empreendedor, formado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Paulo, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), FGV (Fundação Getúlio Vargas) e FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).

Foi criado um grupo de 40 servidores municipais das secretarias de Apoio Social ao Cidadão; Inovação e Desenvolvimento Econômico; Urbanismo e Sustentabilidade; e Manutenção da Cidade.

Eles estão sendo capacitados pelas equipes do Consórcio Empreendedor para coordenar as ações e desenvolver o plano de ação junto às famílias que serão beneficiadas, que participarão de cursos para construção de novos projetos de vida por meio do empreendedorismo e da empregabilidade.

Deixe seu Comentário