O município de São José dos Campos foi selecionado para implantação do programa de fortalecimento local em inclusão produtiva com o objetivo de propiciar a construção de novos projetos de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Os conhecimentos adquiridos favorecerão o ingresso e reinserção no mercado de trabalho através de carteira assinada ou abertura do próprio negócio, estimulando o empreendedorismo.

É mais uma ação da Prefeitura para ampliar as possibilidades de geração de emprego e renda no município, de forma estável e digna.

O programa, lançado na cidade nesta quinta-feira (10), integra o Consórcio Empreendedor, formado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Paulo, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), FGV (Fundação Getúlio Vargas) e FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).

Foi criado um grupo de 40 servidores municipais das secretarias de Apoio Social ao Cidadão; Inovação e Desenvolvimento Econômico; Urbanismo e Sustentabilidade; e Manutenção da Cidade.

Eles serão capacitados pelas equipes do Consórcio Empreendedor para coordenar as ações e desenvolver o plano de ação junto às famílias que serão beneficiadas, que participarão de cursos para construção de novos projetos de vida por meio do empreendedorismo e da empregabilidade.

A primeira reunião de trabalho, que será on-line, foi programada para o próximo dia 17 de março.

Aprender fazendo

O programa de fortalecimento local em inclusão produtiva terá três fases.

A primeira é de desenvolvimento humano, trabalhando habilidades socioemocionais para resgate da autoestima.

A segunda etapa é dos cursos de qualificação para aprimoramento das habilidades profissionais. As famílias contempladas aprenderão fazendo.

A última fase é o desenvolvimento de habilidades empreendedoras para gestão do negócio e geração de emprego e renda.

Autoestima

Representantes da Prefeitura e do Sebrae destacaram a importância do programa para ajudar as pessoas que mais precisam.

"Neste programa, o Sebrae se posiciona como um potente ator de transformação social. Usaremos nossa expertise para fazer as pessoas que recebem qualificação técnica gerar renda de forma estável. É colaborar para incluir", disse a consultora de Negócios e gestora de Políticas Públicas do Sebrae de São José, Tatiana Sapla.

"Este programa é muito importante porque permitirá às pessoas em vulnerabilidade social a construção de novos projetos de vida por meio do empreendedorismo e da empregabilidade", afirmou a responsável pelo setor de qualificação e treinamento da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, Vânia Lúcia de Oliveira.

Fonte: www.sjc.sp.gov.br/

Deixe seu Comentário