Hoje, dia 18 de maio, é celebrado o Dia Internacional dos Museus. Essa data tem como objetivo destacar a importância destes espaços culturais e incentivar as pessoas a conhecer os museus e a criar o hábito de visitá-los.

Taubaté tem 5 museus municipais: Museu Histórico “Prof. Camilher Florençano”, Pinacoteca Municipal “Anderson Fabiano”, Museu da Imagem e do Som de Taubaté (MISTAU), Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato/ Sítio do Pica Pau Amarelo, Museu da Imigração Italiana de Quiririm e Museu da Agricultura.

Conheça mais sobre os museus municipais de Taubaté, que são instrumentos tão importantes para a preservação da memória cultural da cidade.

Museu Histórico “Prof. Paulo Camilher Florençano”

Museu Histórico e Pinacoteca ficam no mesmo endereço, no Jardim Ana Emília

O Museu Histórico “Prof. Paulo Camilher Florençano” apresenta a exposição de longa duração “Taubaté na História do Brasil” com textos, objetos e imagens que narram a história da cidade desde a elevação do povoado à categoria de vila em 5 de dezembro de 1645, com o nome “São Francisco das Chagas de Taubaté”, até os dias atuais. Durante a visitação, o público tem acesso ao acervo diversificado, que são objetos relacionados aos processos históricos do município e aspectos da sociedade, como mobiliários, vestimentas, utensílios pessoais, imagens e etc. Também é possível visualizar o desenvolvimento urbano do município por meio de três maquetes dos anos de 1850, 1900 e 1950, que didaticamente revelam as modificações ocorridas na área central da cidade. Por fim, o museu tem por objetivo preservar e apresentar a história da cidade, relacionando-a com a história do Brasil.

Visitação: de terça a sexta-feira, das 13h às 17h. Aos sábados das 09h às 17h.
Endereço: Avenida Thomé Portes Del Rey, nº 925, Jardim Ana Emília
Telefone: (12) 3621-6044

Pinacoteca Municipal “Anderson Fabiano”

A Pinacoteca Municipal “Anderson Fabiano” mantém exposição de longa duração de pinturas, desenhos, gravuras e esculturas de artistas plásticos notáveis da cidade e região, como Clodomiro Amazonas, Georgina de Albuquerque, Francisco Leopoldo e Silva, Demétrio, Toninho Mendes, Mestre Justino entre outros. Os corredores e o salão que compõem a Pinacoteca representam relevante veículo de difusão artística e cultural, desde a cultura popular retratada nos painéis do Mestre Justino, nas paisagens acadêmicas de Clodomiro Amazonas, na imponente escultura de Monteiro Lobato e a turma do Sítio do Pica Pau Amarelo, nos costumes representados em giz pastel e em esculturas, entre tantos outros temas e técnicas expostas. Desse modo, o espaço cultural tem por objetivo preservar o acervo artístico, além de disponibilizar ao visitante uma experiência resultante do contato com a produção artística da cidade e região realizada ao longo da nossa história, desde o século passado até as criações mais recentes.

Visitação: de terça a sexta-feira, das 13h às 17h. Aos sábados das 09h às 17h
Endereço: Avenida Thomé Portes Del Rey, nº 925, Jd Ana Emília.
Telefone: (12) 3621-6044

Museu da Imagem e do Som de Taubaté – MISTAU

Museu da Imagem e do Som tem obras de diversos artistas de Taubaté

O Museu da Imagem e do Som de Taubaté (MISTAU) mantém suas exposições de longa duração relacionadas ao rádio e radiodifusão, a Celly Campello e Anacleto Rosas Júnior, todas com peças originais oriundas do segmento audiovisual ou das personalidades artísticas. Encontramos também, em seu numeroso acervo fotográfico, imagens de Taubaté, tomadas em diferentes épocas, por diversos fotógrafos, que incluem ainda grupos familiares e personalidades taubateanas. Além disso, seu variado acervo possui equipamentos de cine, foto e som, além de instrumentos musicais, que são periodicamente apresentados ao público, em exposições temporárias. O visitante terá acesso às exposições atuais, que foram revitalizadas recentemente, apresentando narrativas e linguagens atualizadas e mais atrativas, tornando a experiência da visitação uma verdadeira aula sobre o desenvolvimento da tecnologia relacionada a produção audiovisual e personalidades notáveis e reconhecidas da nossa cultura.

Visitação: de terça a sexta-feira, das 13h às 17h. Aos sábados das 09h às 17h
Endereço: Avenida Thomé Portes Del Rey, nº 761, Jd Ana Emília.
OBS: Entrada pelo portão da sede da Área de Museus nº 925.
Telefone: (12) 3631-3955

Sítio do Pica Pau Amarelo – Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato

Museu Monteiro Lobato fica dentro do Sítio do Picapau Amarelo

Com uma área de 22 mil m², que inclui o casarão construído no século XIX, local de nascimento de Monteiro Lobato, que viveu até seus doze anos de idade, um cruzeiro e uma jaqueira bicentenária, o Sítio do Pica Pau Amarelo/Museu Monteiro Lobato conta um acervo composto por aquarelas originais do escritor, mobiliários e utensílios originais da época colonial. O visitante é recebido pelas personagens das obras infantis do escritor, que por meio da interatividade realizam ações educativas relacionadas a produção literária, além de brincadeiras, oficias culturais, apresentações teatrais, contação de histórias, e outras atividades ligadas aos objetivos do espaço. Além disso, o público pode desfrutar de vasta área verde, de lazer, playground e do casarão, que é um patrimônio histórico e arquitetônico tombado pelo Estado e pela União, representando significativo bem cultural material do país. O atrativo turístico tem por finalidade pesquisar, preservar e promover a produção literária de Monteiro Lobato, e também oferecer, através de ações educativas em suas áreas interna e externa, a experiência de visitar, conhecer e aprender sobre a obra lobatiana.

Visitação: de terça a sexta-feira, das 13h às 16h. Aos sábados das 10h às 16h
Teatro (área externa): de terça a sábado, início 16h
Endereço: Avenida Monteiro Lobato, s/n. Chácara do Visconde.
Telefone: (12) 3625-5062
OBS: Visitação e teatro somente com agendamento por telefone. Em caso de chuva, o teatro será automaticamente cancelado. Não será permitido a permanência na área externa neste momento, visando garantir a segurança dos servidores e do público.

Museu da Imigração Italiana de Quiririm e Museu da Agricultura

Museu da Imigração Italiana de Quirim conta história do Distrito

O “Sobradão Indiani”, como é conhecido, foi construído entre 1897 e 1903, em estilo arquitetônico típico do norte da Itália, e hoje sedia o Museu da Imigração Italiana de Quiririm. O acervo do museu é composto de painéis fotográficos, que narram a história da imigração italiana para o Brasil, em especial para a colônia agrícola de Quiririm, dispõe também de mobiliários e utensílios domésticos doados pelas famílias da comunidade. A exposição de longa duração apresenta ainda elementos da cultura tradicional italiana, expressas no esporte, na dança, na música e na religiosidade. Em galpão anexo, o público tem acesso à exposição de longa duração que explana o desenvolvimento dos utensílios e maquinários utilizados na produção agrícola, especificamente aqueles utilizados na região da várzea do rio Quiririm. O museu tem por finalidade pesquisar, preservar e divulgar aspectos da história e cultura italiana.

Visitação: de terça a sexta-feira, das 13h às 17h. Aos sábados das 09h às 17h
Endereço: Avenida Líbero Indiani, nº 550, Quiririm.
Telefone: (12) 3686-4864

FONTE: www.taubate.sp.gov.br/