O Governo do Estado de São Paulo cobrou da Prefeitura de São José dos Campos através de nota nesta terça feira dia 16 de fevereiro transparência nos dados fornecidos sobre a vacinação de prevenção ao covid-19. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde a cidade é a única que não  forneceu dados sobre o numero de vacinados e não tem preenchido o cadastro nominal das pessoas que foram aplicadas as doses. Como protocolo para a campanha da imunização, todos os municípios devem incluir  os dados dos vacinados na plataforma VaciVida. Em nota a Prefeitura de São José dos Campos informou que a plataforma serve apenas para acompanhamento.

Para o Estado, a ausência do cadastro na plataforma estadual em vigência desde 17 de janeiro demonstra falta de comprometimento. A nota afirma que São José seria a única cidade paulista que não realiza os registros, em uma forma de se "eximir da responsabilidade". "Mesmo oficiada e acionada pela Secretaria, a cidade segue omitindo dados cruciais para as ações de vigilância em saúde, desde a logística, distribuição, controle e rastreabilidade das doses aplicadas e registradas, prejudicando inclusive a transparência à sociedade", diz trecho do texto.


Em nota, a Secretaria de Saúde de São José disse que a ferramenta estadual foi lançada e disponibilizada às prefeituras no mesmo dia que o Estado iniciou a vacinação com o governador João Doria, em 17 de janeiro de 2021. "Lamentamos que o sistema não tenha sido criado com as ferramentas de integração necessárias para evitar o retrabalho de digitação das prefeituras".


Deixe seu Comentário