A Prefeitura de São José dos Campos informou que irá antecipar o início da vacinação de idosos da faixa etária entre 85 e 89 anos para essa quinta-feira (9). Inicialmente, a previsão era para segunda-feira (15). A campanha acontece em 49 postos (40 unidades básicas, 5 unidades avançadas e 4 Casas do Idoso), das 8h às 17h.De acordo com a Secretaria de Saúde, a antecipação acontece em função da baixa procura dos idosos com 90 anos ou mais. Foram reservadas 3.500 doses para atender esta faixa etária da população, com base nos registros do SAMS (Sistema de Atendimento Municipal de Saúde). No entanto, até a tarde desta terça-feira (9), apenas 1.106 idosos haviam sido vacinados. 
Com a baixa procura, o município entendeu que devem haver doses suficientes para estender a vacinação. A pasta informou ainda que o governo estadual a informou que nessa semana deve ser enviada uma nova remessa de imunizantes. O público-alvo estimado da faixa etária de entre 85 e 89 anos é de 3.754 idosos.
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento oficial com foto que contenha CPF. Os idosos acamados cadastrados nas UBSs estão sendo vacinados em casa.
RACIONAMENTO.
Nesta quarta-feira (10), a vacinação dos idosos com 90 anos ou mais continua. No entanto, a imunização acontecerá nas unidades básicas e nas unidades avançadas das 8h às 12h. Depois deste horário, até 17h, acontecerá exclusivamente nas 4 Casas do Idoso (centro, sul, leste e norte), que também realizam a vacinação no período da manhã.
Segundo a Secretaria de Saúde, a opção por vacinar este público apenas no período da manhã desta quarta nas unidades de saúde é para evitar o risco de perda de doses. O frasco do imunizante CoronaVac/Butantan contém 10 doses com validade de oito horas após ser aberto. O da AstraZeneca/Oxford tem a mesma quantidade de doses, porém a validade é ainda menor, de apenas seis horas.
Nesta terça, a maioria das unidades básicas não chegou a registrar nem 10 aplicações no período da manhã. Nos 49 postos de vacinação até as 13h, apenas 136 idosos haviam sido vacinados.
Na segunda-feira (8), primeiro dia da campanha exclusiva para esse público, 970 idosos foram imunizados, entre os que procuraram as unidades espontaneamente e os que foram atendidos em casa por serem acamados.

Fonte: Jornal Ovale