Ouça a notícia
O estado de São Paulo passou por uma reformulação significativa nesta segunda-feira (26 de janeiro de 2026), para a realização do exame prático para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme confirmado pelo Detran-SP, duas mudanças principais foram implementadas para facilitar e modernizar o processo para os novos motoristas:
Fim da Baliza: A etapa de baliza foi removida do exame prático. Agora, a avaliação foca exclusivamente na circulação do condutor em vias públicas.
Câmbio Automático: Os candidatos agora podem optar por realizar a prova em veículos com transmissão automática. A medida reconhece a presença crescente desses modelos no mercado brasileiro.
Quais itens serão avaliados nas provas:
Mesmo com a retirada da baliza, os parâmetros de condução segura continuam rigorosos. Os examinadores focarão em:
Conversões à direita e à esquerda;
Uso correto da sinalização (setas);
Procedimento de parada em locais permitidos;
Condução segura e responsável no trânsito.
Redução de Custos
As novidades fazem parte de um projeto de reformulação alinhado ao governo federal, que busca eliminar etapas consideradas desnecessárias e reduzir os custos para o cidadão. Além das mudanças práticas, o Detran-SP já havia anunciado anteriormente a limitação dos preços para os exames médico e psicotécnico em até R$ 90.
Publicidade
