Tocando Agora: ...

 

 

Água sobe 6,11% a partir de janeiro de 2026

Publicada em: 03/12/2025 16:01 -

A partir de 1º de janeiro de 2026, a conta de água da Sabesp sofrerá reajuste de 6,11%, o assunto  ganhou novos desdobramentos nesta semana e voltou a movimentar o debate sobre o impacto da privatização no bolso do consumidor. Embora o aumento já tivesse sido anunciado no início do mês, a nova nota técnica divulgada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) trouxe números detalhados e reforçou que a correção segue exclusivamente a inflação acumulada em 16 meses.

 

A atualização desta quarta-feira surge porque a Arsesp publicou as tabelas completas que passarão a valer no ano que vem. Para quem consome entre 11 m³ e 20 m³, por exemplo, o valor por mil litros passa de R$ 6,01 para cerca de R$ 6,40.

 

A revisão considera o período entre julho de 2024, quando começou o novo contrato, e outubro de 2025. Além disso, a Arsesp reforça que o índice segue estritamente o IPCA do período, sem aumento real. O governo paulista, inclusive, afirma que a tarifa ficou 15% abaixo do valor projetado pelo índice de referência,  um cálculo criado justamente para simular como a tarifa evoluiria caso a empresa tivesse permanecido estatal. 

 

O  governador Tarcísio de Freitas falava antes da privatização  que “a tarifa não subiria para a população”. Depois, o governo ajustou o discurso e explicou que a promessa se referia à ausência de aumento acima do índice previsto no contrato.

 

 

Além do reajuste principal, a Arsesp também atualizou a chamada tarifa de equilíbrio, mecanismo criado para compensar investimentos feitos pela concessionária. Esse componente terá revisões anuais durante os dois primeiros ciclos tarifários, que vão até 2034. O índice divulgado agora gerou impacto de 0,026% sobre o Fundo de Apoio à Universalização do Saneamento (Fausp).

 

Criado em 2024, com a privatização, o fundo recebeu 30% do valor arrecadado na venda da Sabesp e continua recebendo dividendos da empresa. O objetivo é financiar obras de saneamento em municípios onde a capacidade de investimento é menor.

 

 

Falta de água em Caçapava

 

Caçapava está passando por falta de água devido a uma manutenção emergencial da Sabesp na região norte da cidade. O problema começou na segunda-feira, 1º de dezembro, e a previsão de normalização é até quarta-feira, 3 de dezembro, com a instalação de uma nova bomba para reforçar o sistema. Os bairros mais afetados são do norte da cidade, causando sérios transtornos para a população atingida.

 

Publicidade

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...