Foto: Arnaldo Neto
Cerca de 450 mil visitantes devem visitar a Basílica Nacional de Aparecida, até o próximo domingo, 12 de Outubro, segundo levantamento do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). A maior movimentação é esperada nos finais de semana, quando a cidade recebe aproximadamente 150 mil pessoas por dia, com permanência média de três a quatro dias.
O CIET estima que a Festa da Padroeira gere R$ 168,8 milhões em movimentação financeira direta, movimentando setores como hospedagem, alimentação, transporte e comércio local. O secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, destaca que o turismo religioso tem se consolidado como um segmento crescente, gerando emprego e renda para a população.
Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) indicam que o turismo religioso é um dos setores que mais cresce no país, com cerca de 20 milhões de viagens anuais e movimentação de mais de R$ 15 bilhões. Durante a semana da festa, os fiéis chegam de carro, ônibus, excursão ou peregrinando a pé, visitando o Santuário Nacional de Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, além de explorar a gastronomia local e atrativos de municípios vizinhos. Conhecida como a Capital Nacional da Fé, Aparecida está situada a cerca de 180 km da capital paulista e se transforma em um verdadeiro polo de devoção e turismo.
Publicidade