Tocando Agora: ...

 

 

Curadoras alegam censura e deixam FLIM após veto à participação de Milly Lacombe

Publicada em: 16/09/2025 23:40 -

Na noite desta terça-feira (16), as curadoras da Festa Lítero Musical de São José dos Campos, a FLIM 2025 anunciaram a saída definitiva da organização do evento. A  decisãoi foi tomada após  o prefeito Anderson Farias (PSD), vetar a participação da jornalista, escritora e ativista Milly Lacombe. A FLIM está programada para começar nesta sexta-feira (19), até domingo (21), no Parque Vicentina Aranha, no Centro da cidade.

 

Em nota publicada nas redes sociais, as curadoras Alice Penna e Costa, Bianca Mantovani e Tania Rivitti afirmaram que se sentiram desrespeitadas pela medida da prefeitura, que classificaram como “censura” e “arbitrária”. Segundo elas, a decisão compromete o propósito desta edição do festival, que tinha como tema central a convivência, a coletividade e o respeito às diferenças.

 

Nota oficial das curadoras do evento:

 

É com muita indignação e revolta que nós, curadoras da 11ª Festa Litero Musical de São José dos Campos – FLIM, comunicamos a nossa retirada da curadoria da festa que estava prevista para iniciar nesta sexta-feira, 19 de setembro.

 

Após termos nos dedicado por um ano à pesquisa, à leitura e reuniões com um mergulho no tema “Eu sou porque nós somos”, fomos surpreendidas com a censura à presença de uma de nossas convidadas para a mesa de abertura. Justamente em uma edição que propusemos discutir a alteridade, a convivência com o outro e a importância do fazer coletivo, uma decisão arbitrária inviabiliza a nossa continuidade no projeto.

 

Assinamos, nos anos 2023 e 2024, duas edições que trataram de temas como AMOR e TEMPO, levando para São José dos Campos discussões relevantes, sempre com muito respeito e cuidadosamente pensada.

 

Enquanto trabalhadoras da cultura que prezam pelo diálogo, pelo pensamento crítico e escuta ativa, nos sentimos desrespeitadas com essa decisão e decidimos, coletivamente, por encerrar nossa participação no festival.”

 

Alice Penna e Costa, Bianca Mantovani e Tania Rivitti – Curadoras

 

Bruna Fernanda – Assistente de cuiradoria

 

O que disse o prefeito

 

Em suas redes sociais na manhã desta terça-feira,o prefeito Anderson Farias também se manifestou   Ele disse que a presença de Milly Lacombe foi cancelada porque, na visão dele, a cultura deve unir, e não dividir. Anderson disse ainda que não permitirá que espaços públicos sejam usados como “palanque político-ideológico” e citou um episódio anterior, em que já havia suspendido o pagamento de cachê da cantora Maria Gadú em outro evento cultural da cidade.

 

Milly Lacombe participaria da mesa “Os outros no Brasil ontem e hoje”, ao lado do jornalista Xico Sá e do poeta Cuti, na sexta-feira. Em um podcast recente, ela falou sobre a importância do respeito às crianças LGBT. No entanto, segundo a ativista, partes de sua fala foram retiradas do contexto e usadas por grupos de extrema-direita como forma de ataque.

 

Em resposta, Milly declarou em suas redes sociais que sua atuação é voltada a discutir questões de gênero, família e direitos humanos. Ela defendeu uma visão de família baseada em respeito, igualdade e ausência de hierarquias. A jornalista agradeceu ainda à equipe de curadoras pelo apoio.

 

Publicidade

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...