RMVALE
25/03/2025 09H10

Foto: Divulgação/Gov. Est. São Paulo
O Governo do Estado de São Paulo anunciou a implantação do programa Guri nas Escolas em 97 unidades de ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), em parceria com a Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas. O lançamento oficial do programa aconteceu na Escola Estadual Professor Carlos Lencastre, em Campinas. No Vale do Paraíba, seis escolas terão aulas do programa, beneficiando mais de 1.200 alunos.
Com o programa inédito Guri nas Escolas, o estado de São Paulo integrou o ensino da música como componente essencial no currículo escolar das escolas estaduais. O investimento supera R$ 9 milhões, provenientes da Secretaria da Educação, e a iniciativa será implementada em 97 escolas do Programa Ensino Integral (PEI), atendendo cerca de 20.370 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ainda este ano, o programa será ampliado para 200 escolas, com mais de 42 mil vagas.
No Vale do Paraíba, o programa Guri nas Escolas passa a integrar a grade de aulas nas escolas estaduais Benedita Pinto Ferreira, de Caraguatatuba, Professor José Pereira Eboli, de Guaratinguetá, Professora Maria de Lourdes Vilela, de Jacareí, Professora Eunice Bueno Romeiro, de Pindamonhangaba, Professor Nelson do Nascimento Monteiro, de São José dos Campos, e Amador Bueno da Veiga, de Taubaté.
As aulas de música abordam desde apreciação musical até composição e improvisação, alinhadas às seis dimensões do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): criação, crítica, estética, expressão, fruição e reflexão. O programa desenvolve também habilidades como memória auditiva, escuta ativa, coordenação motora e raciocínio lógico, competências que impactam diretamente no desempenho acadêmico dos alunos em outras disciplinas, como matemática e ciências.
“Essa integração garante que a música se torne um componente essencial na formação dos alunos, potencializando o aprendizado acadêmico e o desenvolvimento social e emocional, preparando-os para os desafios do futuro”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Publicidade