A Guarda Civil de Caçapava agora é chamada de Polícia Municipal e, além das atribuições que a GCM já fazia, agora pode ter atuar com segurança urbana, policiamento ostensivo e mediação de conflitos.



A nova nomenclatura foi aprovada na Câmara Municipal com base em uma regulamentação do Superior Tribunal Federal (STF). Desde o início da atual gestão são feitas ações para para fortalecer a segurança pública e combater a criminalidade no município.



Para tornar o trabalho dos agentes ainda mais eficiente, a Prefeitura tem avançando no processo do Termo de Cooperação, junto à Polícia Federal, para liberar o porte de arma institucional para a Polícia Municipal. Essa medida visa aumentar a capacidade de resposta no combate à criminalidade.



Os agentes passarão por um rigoroso processo de capacitação, que inclui treinamentos especializados no uso das armas e exames psicotécnicos. A Prefeitura está conduzindo essa etapa em parceria com a Polícia Federal para garantir que a transição ocorra de forma segura e responsável.



Equipamentos novos e agentes treinados



Além disso, nos próximos dias, duas novas viaturas da Polícia Municipal serão entregues para os agentes de Caçapava, visando melhorar o patrulhamento na cidade, proporcionando mais agilidade e eficiência no atendimento às ocorrências.



A formação dos agentes também está sendo ampliada. Em fevereiro, os policiais municipais participaram do curso “Ronda e Segurança nas Escolas”, preparando-os para atuar na proteção dos estudantes e no apoio à volta às aulas. Outras capacitações estão programadas para os próximos meses, visando fortalecer a atuação da corporação.



Melhorias no COI



O Centro de Operações Integradas (COI), peça fundamental no monitoramento da segurança em Caçapava, está passando por um processo de modernização tecnológica. A atualização dos sistemas e câmeras permitirá uma atuação ainda mais eficaz no combate à criminalidade.


Atualmente, o COI já atua em toda a cidade para identificar infrações como estacionamento irregular, uso de celular ao volante e ausência do cinto de segurança.



Nova logística de operação dos agentes de segurança


Desde o início do ano, a Polícia Municipal adotou uma nova estratégia operacional para aumentar a presença dos agentes nas ruas e inibir ações criminosas. As principais iniciativas incluem:


• Rondas diárias nas escolas municipais nos turnos matutino, vespertino e noturno;
• Viaturas estacionadas em pontos estratégicos para maior visibilidade e atendimento à população;
• Abordagens a moradores em situação de rua, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social;
• Fiscalização de adegas, realizada em parceria com as Secretarias de Fiscalização Tributária, Empreendedorismo e Postura;
• Patrulhamento preventivo conjunto entre GCM e Polícia Militar para inibir a criminalidade.



Publicidade


Deixe seu Comentário