Notícias de Caçapava
10/02/2025 14H30

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde/ Vigilância Epidemiológica, divulgou os casos de Dengue das primeiras seis semanas do início deste ano. Foram 13 casos confirmados da doença no município (até esta data), contra 47 casos positivos do ano passado, ou seja, 34 a menos.
De acordo com os dados, o índice de densidade larvária (ADL), que mede a quantidade de larvas do mosquito ficou em 0,89%, que é considerado satisfatório, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde.
Mesmo com os dados positivos, é importante que as medidas de prevenção continuem intensas, principalmente devido à situação de alerta em municípios vizinhos. A Vigilância Epidemiológica de Caçapava continua as ações de rotina com visitas às casas e nebulizações em algumas regiões, mas a população também deve colaborar.
Dentre os casos notificados em Caçapava, estão em investigação no momento (até a data de 7 de fevereiro) 123 casos. No mesmo período do ano anterior foram 56.
O cuidado para eliminar os criadouros do mosquito é responsabilidade de todos e as medidas preventivas são as seguintes:
- Manter limpos os quintais e caixas d’água (que devem estar sempre tampadas);
- Limpar as calhas das residências, que não podem acumular água da chuva;
- Colocar areia nos pratinhos de flores;
- Instalar telas finas nos ralos para evitar que o mosquito se prolifere nesses ambientes;
- Guardar pneus, garrafas e qualquer outro tipo de vasilhame ou objeto que possa acumular água e se tornar criadouro;
- Denunciar o descarte irregular de lixo em terrenos baldios;
- Caso a pessoa tenha contraído Dengue, usar repelente durante o período dos sintomas para evitar a picada do mosquito e consequente disseminação para outras pessoas.
Publicidade