Em meio a uma onda de casos de viroses que tem chamado a atenção de autoridades em todo o litoral paulista, as cidades do Litoral Norte confirmaram que os dados têm aumentado. Nas duas principais cidades da região, Caraguatatuba e São Sebastião, apenas na primeira semana do ano, foram confirmados pouco mais de 400 casos. 


Outra cidade que também registrou números preocupantes foi Ubatuba. Nas últimas semanas de 2024, foram 462 casos confirmados de doenças relacionadas a viroses. Taubaté teve, apenas em dezembro, 2,5 mil casos.


Os casos de viroses se multiplicaram nos últimos dias e ficaram mais acentuados após o dia 1º, quando milhões de turistas visitaram as regiões litorâneas.


A cidade de Guarujá foi a mais afetada com esse quadro, já que entre os dias 1º e 3, o sistema de saúde ficou sobrecarregado com filas longas de pacientes com sintomas como náuseas, vômitos, diarreia e dores intensas na barriga. O tempo de espera para atendimento durante esses dias passava de quatro horas.


“A forma de contaminação geralmente é por água contaminada. Você vê, quando tem muitos casos ao mesmo tempo, é o que nós chamamos de uma via de contaminação por uma fonte comum. E a fonte comum para contaminar tantas pessoas ao mesmo tempo pode ser a água, seja a água do mar, que as pessoas acabam ingerindo ao entrar na água, ou mesmo a água da torneira contaminada”, disse o infectologista Marcos Caseiro ao portal Terra.


O infectologista afirma que para evitar uma possível contaminação é necessário fazer a ingestão somente de água filtrada, mineral ou fervida. Já na praia, evitar engolir água do mar em grande quantidade para que o vírus não entre em contato com a mucosa.


O que é a virose?


Caseiro aponta que o vírus é um patógeno, ou seja, um agente infeccioso que precisa parasitar uma célula para se replicar a causar doença. O especialista explica que, presumidamente, os quadros que temos na região provavelmente são decorrentes de quadros virais, mas isso ainda não está claramente documentado.


Publicidade





Deixe seu Comentário