A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana, adquiriu novos equipamentos para segurança e fiscalização de trânsito. Ao todo foram comprados quinze dispositivos incapacitante neuromuscular (arma não letal - Condor Spark) e quinze POC (Central de Operação Portátil - Smartphone com radiocomunicação).

Este é um dos maiores investimentos feitos para os agentes de trânsito do município, somando cerca de R$ 200 mil, oriundos de recursos próprios. Em 2021, todos os agentes de trânsito receberam coletes balísticos de proteção pessoal.

A partir desta aquisição, cada agente vai portar um POC e uma arma não letal para exercer suas atividades. O objetivo é dar eficiência ao trabalho, garantindo a segurança.

Desde Junho de 2023, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) contempla a fiscalização viária pelos Agentes de Trânsito dos Municípios, que devem verificar os documentos, condições dos veículos e situação dos condutores, podendo lavrar multas se estiverem em desacordo com o CTB.

O POC possibilita a pesquisa de dados referente aos veículos e seus condutores. A consulta é feita por um aplicativo do Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Governo Federal exclusivo para Agentes de Trânsito. O agente digita o número da placa ou o CPF do condutor para consulta.

Entre as informações consultadas estão queixas de furto ou roubo, falta de licenciamento e se o condutor é habilitado e qual sua situação atual.

Todos os agentes de trânsito estão treinados e habilitados para receberem os novos equipamentos. A previsão é que a partir da próxima semana todos estejam equipados.

Fonte: www.cacapava.sp.gov.br

Publicidade


 

Deixe seu Comentário