A Secretaria de Turismo e Viagens de SP lançou nesta semana o guia “Turismo da Maturidade no Estado de São Paulo” (https://www.turismo.sp.gov.br/guia-da-maturidade-sp), material pensado nos viajantes mais velhos.

São 70 destinos inclusivos que atraem desde os que buscam relaxar em meio à natureza até os que preferem o agito das festas e parques temáticos do interior.

A publicação traz atrativos seguros e confortáveis reconhecidos pela vocação turística – e vendidos ao público 60+ por agências e operadoras de viagem de SP.

Em versão impressa e digital, o guia será apresentado na abertura do Fórum de Turismo 60+, evento que acontece em São Paulo, com workshops e palestras sobre o tema, conectando toda a cadeia do setor. A Secretaria participa com um estande promovendo destinos e debatendo o tema.

Viajar é um hábito cada vez mais frequente do público da terceira idade – e toda a cadeia do turismo já percebeu esta tendência. Os 60+ viajam de duas a três vezes por ano e preferem os destinos nacionais, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-SP).

Eles também consideram o turismo a melhor forma de aproveitar o tempo, de acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). “Destinos preparados para receber bem o público de mais de 60 anos são aqueles que também atendem com qualidade crianças, jovens e os próprios moradores”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

Cidade da Melhor Idade

Além de ser um dos principais destinos voltados para a Melhor Idade, Caraguatatuba vem se destacando também como local em que os idosos escolhem para viver após os 60 anos.

Dados divulgados pelo Instituto Longevidade apontou que Caraguatatuba é a 16ª cidade do Brasil melhor para se morar com mais de 60 anos. A cidade lidera entre as cidades da Região Metropolitana do Vale e LitoralNorte (RMVale).

O levantamento foi feito em todas as cidades do Brasil e levou em consideração questões como saúde, economia e socioambiental para avaliar o bem-estar da população idosa. O Instituto Longevidade fez a análise em todos os 5.570 municípios do Brasil.

A cidade, de acordo com os dados da IBGE em 2023, conta com 134.875 habitantes. Houve um crescimento da população idosa nos últimos anos e em comparativo com os dados do IBGE de 2010, os moradores acima dos 60 anos passaram de 11.305 em 2010 para mais de 22 mil em 2023.

Fonte: www.caraguatatuba.sp.gov.br

Publicidade




Deixe seu Comentário