De 30 de abril a 5 de maio, acontece a tradicional Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm. Neste ano, a festa chega à 35ª edição, data que marca 150 anos da chegada dos imigrantes italianos ao Brasil e 135 anos da formação da colônia de Quiririm.

Conhecida como uma das maiores festas italianas do Estado de São Paulo, o evento tem entrada franca, realizado durante seis dias nas principais vias de Quiririm, que se transformam na pequena Itália, preservando a cultura trazida pelos italianos por meio de shows musicais, danças típicas como tarantela, teatro mambembe e músicos itinerantes pelas ruas, além das cores e sabores do país europeu.

Para receber o público aproximado de 250 mil visitantes, as famílias de Quiririm preveem produzir cerca de 13 toneladas de massas e molhos que vão compor os diversos pratos típicos italianos.

Serão produzidos ainda cerca de 40 mil doces típicos italianos e aproximadamente 10.000 litros de vinho e 8.000 litros de chopp. O evento conta também com feira de malhas, artesanatos e parque de diversões.

Outro destaque da festa é o Desfile da Imigração Italiana de Quiririm, que une um pouco de tudo que se vê nos dias de festa, trazendo para a avenida as carretas decoradas, descendentes vestidos com trajes típicos de época, entre outras atrações.

O evento é organizado pela Prefeitura de Taubaté por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Associação Cultural das Tradições Italianas de Quiririm.

TEMA DA FESTA

Para esta edição de 35 anos, o tema central da festa é “Benvenuto a casa nostra” (Bem-vindo à nossa casa), um tema que remete toda a receptividade da colônia italiana de Quiririm e também se conecta com a data de chegada dos italianos no Brasil e no Quiririm.

O tema será abordado durante todo o evento e terá destaque no dia 5 de maio, quando acontece o Desfile da Imigração Italiana de Quiririm.

Fonte: taubate.sp.gov.br

Publicidade


Deixe seu Comentário